![Claúdio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae MS, durante abertura do evento Claúdio Mendonça, diretor-superintendente do Sebrae MS, durante abertura do evento](https://uploads.rcn67.com.br/2025/02/Captura-de-tela-2025-02-05-124403.png)
Mato Grosso do Sul registrou um aumento expressivo na criação de pequenas empresas em 2024. Os pequenos negócios representam 87% das empresas do estado e foram responsáveis por 74% dos empregos gerados no último ano. Para fortalecer ainda mais esse cenário, o Sebrae/MS e o Governo do Estado realizaram a segunda edição do evento MS Empreende Mais, nesta quarta-feira (5), em Campo Grande.
O evento discutiu ações estratégicas para o desenvolvimento econômico e o apoio aos micro e pequenos empreendedores. O governador Eduardo Riedel destaca a importância desse setor para a economia estadual.
“O Sebrae é um parceiro fundamental para os municípios. Estamos falando de 80% das empresas, que são micro e pequenas. Elas garantem a empregabilidade de 70% da população ativa. Muitas vezes, olhamos para os grandes empreendimentos, mas quem dá suporte são os pequenos negócios, como restaurantes, oficinas e hotéis”, afirma Riedel.
Além de debates e palestras, a programação inclui o lançamento de três editais. O MS Valoriza incentiva produtos regionais. O Cidade Empreendedora foca no desenvolvimento municipal e atenderá 25 cidades. O Sebrae Delas acelera negócios liderados por mulheres. O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destaca a abrangência dessas iniciativas.
“Já trabalhamos com 122 mil empresas no ano passado. Em 2025, a meta é atender 125 mil. Nosso foco é ajudar esses negócios a acessar mercados nacional e internacional, principalmente em Campo Grande e Dourados”, explica Mendonça.
Histórias como a da empreendedora Bruna Coelho mostram o impacto desse trabalho. Dona da marca “Moda da Bru”, ela começou vendendo pijamas na mala e hoje exporta seus produtos.
“O Sebrae foi um divisor de águas. Nos preparou desde o início. Fomos para o Chile representar o Global Delas e aprendemos sobre exportação. Hoje, minha loja fica na rota bioceânica, e já estou me preparando para esse crescimento”, conta Bruna.