Empreendimentos que desejarem negociar dívidas de clientes inadimplentes, promovendo condições especiais, tem até o dia 15 de outubro para aderir à 2ª Campanha Nome Limpo Estadual. Esse é o maior evento para recuperação de crédito em Mato Grosso do Sul, promovido pela Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), que visa fomentar o comércio local nesta época do ano com a volta dos clientes e do capital ao mercado.
As negociações da edição 2022 da Campanha Nome Limpo Estadual ocorrerão do dia 7 de novembro a 10 de dezembro, contemplando Campo Grande e as cidades que tiverem empresas inscritas.
Esta é a 17ª edição municipal e a 2ª realizada em todo o estado e vai proporcionar, por meio de um convênio com o Tribunal de Justiça (TJMS), audiências de conciliação com condições especiais para os devedores quitarem as parcelas restantes do crédito.
"Tudo que for discutido e acordado nesta audiência sairá em um termo homologado pelo juíz, então a empresa e o cliente ficam resguardados por esse documento. Através da conciliação, que é uma parceria que temos desde 2009, nós conseguimos avançar em 86,2% de acordos frutíferos, então mais de 80% das pessoas que participam da conciliação, comprem corretamente os acordos, o índice de efetividade é muito alto", afirma a coordenadora da Campanha Nome Limpo, Paola Nogueira.
A partir das informações fornecidas pelos empreendimentos participantes, a ACICG convidará os inadimplentes via e-mail, SMS e WhatsApp para as negociações. As empresas contarão com o apoio de um conciliador capacitado pelo Tribunal de Justiça (TJMS) que irá conduzir as audiências por videoconferência e tanto os representantes dos estabelecimentos credores, quanto os clientes, farão as tratativas para regularização da dívida de forma online.
A coordenadora da campanha também fala sobre as vantagens para as empresas participantes. "A principal vantagem para a empresa é o possibilidade do cliente voltar a comprar e consumir, o cliente que muitas vezes, por conta da pandemia, acabou não conseguindo cumprir suas obrigações. Então o papel da ACICG é recuperar o crédito perdido para as empresas neste final de ano e fomentar a economia na capital e em todo o estado", explica.
Para empresas localizadas na capital, as adesões devem ser feitas diretamente pelo telefone (67) 99846-3135 (WhatsApp), pelo e-mail [email protected] ou presencialmente na sede da ACICG situada na rua 15 de novembro, 390, centro.
Algumas cidades do interior também participam da campanha e a adesão das empresas deve ser feita diretamente com as respectivas Associações Comerciais e Empresariais municipais. Amambai, Camapuã, Dourados, Itapevi, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia e Três Lagoas participam da iniciativa.
Em 2021, foram realizadas 286 audiências de conciliação com 12 associações comerciais parceiras e, com isso, a Campanha Nome Limpo recuperou mais de R$5 milhões em Mato Grosso do Sul.