Veículos de Comunicação

Acolhimento

Exército leva refugiados para Campo Grande

Refugiados receberam doações de mantimentos

A capital sul-mato-grossense recebeu na última quarta-feira (30), 120 venezuelanos. Os refugiados foram trazidos pelo exército brasileiro e foram levados para o prédio da Seleta Sociedade Caritativa e Humanitária. Eles foram atendidos pela Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul e receberam doações de mantimentos.

O venezuelano Nilson Salazar, de 41 anos, morava em Ciudad Bolívar. Há dois anos, ele veio para o Brasil e morou em Boa Vista (Roraima) com outros refugiados. Ele explicou que saiu de seu país quando a situação começou a ficar complicada “Na Venezuela o que eu trabalhava em um mês, não me mantinha por uma semana”, lamentou Nilson.

Os refugiados foram trazidos para Campo Grande, segundo o presidente da Cruz Vermelha de Mato Grosso do Sul, por causa da localização da Capital, “Foram enviados para o centro-oeste por questão de logística, Campo grande tem mais voos para outros estados do que Boa Vista” , disse o representante.

Esta foi a primeira vez, segundo Tácito Nogueira, que os venezuelanos foram trazidos para a capital do Estado. Nas outras três missões, eles foram levados direto para Dourados. 

TRANSFERÊNCIA

Dos refugiados que chegaram em Campo Grande, 16 foram levados para Dourados e 25 ficaram em Campo Grande, de acordo com a Cruz Vermelha. Os outros 79 foram levados para outros para o PR, SC, MT e RS.  A Organização Internacional para as Migrações (OIM) estima que  o número de venezuelanos que deixaram seu país deve chegar a 5 milhões de pessoas e, em breve, será maior que o de refugiados sírios no mundo.