A Associação Sul-Mato-Grossense dos Criadores de Nelore (Nelore MS) confirmou o calendário de julgamentos para a Expogrande 2025, que acontece entre os dias 3 e 13 de abril. O evento contará com a participação das variedades Nelore Padrão, Nelore Mocho e Nelore Pintado, consolidando-se como uma das principais vitrines da pecuária nacional.
Segundo o presidente da Nelore MS, Paulo Matos, que participou do CBN e Acrissul no Agro deste sábado (22), a retomada dos julgamentos da raça no evento é um passo importante para fortalecer a presença do Nelore do estado no cenário nacional.
“Ficamos 16 anos sem julgamento na Expogrande e conseguimos retomá-lo no ano passado. Agora, com a inclusão definitiva no circuito nacional, temos dois eventos de destaque: a Expogrande, com julgamento fenotípico, e a Expogenética, voltada para avaliação genótipa” – Paulo Matos, presidente da Nelore MS
A qualidade da pecuária sul-mato-grossense também será evidenciada no preparo dos animais para a competição. “A mudança é muito positiva. No fim do processo, isso reflete diretamente na carne que chega ao consumidor, seja no churrasco ou na panela. Nossa qualidade é imbatível em qualquer lugar do mundo”, destacou Matos.
Os julgamentos começarão no dia 3 de abril, após a entrada dos animais no parque no dia 28 de março. Nos dias 1 e 2, os requisitos de participação serão avaliados. A seleção das categorias será realizada por juízes indicados pela Associação Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB).
Além disso, o evento contará com um leilão ranqueado, permitindo que os produtores tragam seus lotes para avaliação e comercialização.
Confira o quadro CBN e Acrissul no Agro, deste sábado (22):