Veículos de Comunicação

ECONOMIA

Exportações de celulose e soja impulsionam balança comercial de MS

Segundo a Semadesc, a China segue sendo o principal destino dos produtos sul-mato-grossenses

O destaque do primeiro trimestre de 2025 é a celulose, seguida pela soja e pela carne bovina - Foto: Portal do Agronegócio
O destaque do primeiro trimestre de 2025 é a celulose, seguida pela soja e pela carne bovina - Foto: Portal do Agronegócio

Os dados do primeiro trimestre de 2025 da balança comercial de Mato Grosso do Sul, divulgados pela Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) mostraram um superávit de US$ 1,832 bilhão para o estado, quando comparado ao primeiro trimestre de 2024.

A celulose lidera as exportações, representando 36,56% dos produtos enviados para fora. Em seguida, a soja e a carne bovina se destacam, representando, juntas, 38,96% do total das exportações.

Tabela de produtos exportados no primeiro trimestre de 2025 – Tabela: COMEXSTAT– Elaborado pela ASECON/SEMADESC

A China é o principal destino dos produtos sul-mato-grossenses, representando cerca de 43,71% do valor total. Os Estados Unidos são o segundo país que mais importou produtos do estado, mas representam apenas por volta de 5% do total de Mato Grosso do Sul.

Tabela dos países que mais importaram produtos sul-mato-grossenses no primeiro trimestre de 2025 – Tabela: COMEXSTAT– Elaborado pela ASECON/SEMADESC

Já entre os produtos importados, o gás natural e caldeiras de geradores de vapor lideram a tabela, representando 49,65% das importações. A maquinaria de papel e celulose teve um aumento de 569,1% na importação, em relação ao mesmo período do ano passado.

O município sul-mato-grossense que mais exportou produtos é Três Lagoas, com participação de 24% no valor total. Em segundo, Ribas do Rio Pardo tem participação de 14,78% e registrou salto na exportação de 5.423,13%, quando comparado aos números do ano passado.