Veículos de Comunicação

cbn em pauta

Faltam apenas dois votos para a aprovação da CPI do Ônibus

Colunista durante Jornal CBN Campo Grande. Foto: Arquivo/ CBN-CG
Colunista durante Jornal CBN Campo Grande. Foto: Arquivo/ CBN-CG

Aumentou para 13 o número de vereadores favoráveis à instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito para promover a abertura da caixa preta do transporte público em Campo Grande.

De acordo com o Regimento Interno da Câmara Municipal, para a aprovação do requerimento, mesmo que este tenha parecer da Procuradoria Jurídica da Casa contrário à sua tramitação, é necessário o apoio da maioria, ou seja, de 15 dos 29 vereadores.

Entre a segunda-feira e hoje, os vereadores Veterinário Francisco (União) e Wilson Lands (Avante) aderiram à proposta de instalação da CPI do Ônibus, ampliando para 13 o número de apoiadores.

O presidente da Câmara, vereador Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), disse que irá encaminhar o requerimento de instalação e o parecer da Procuradoria Jurídica para a análise em plenário.

Apesar de a ampla maioria da população, em especial os usuários do transporte público, apoiar a investigação, alguns vereadores que não assinaram o requerimento reclamam da exposição negativa na imprensa.

Manifestação nesse sentido foi feita na sessão da última terça-feira (25) pelo vereador Professor Juari (PSDB), cuja fotografia estampou matéria com a relação dos parlamentares contrários à instalação da CPI do Ônibus.

Além disso, manifestou dúvidas sobre a eficácia da investigação e criticou o autor do requerimento, o vereador Junior Coringa (MDB).

Outro parlamentar, o vereador de primeiro mandato Wilton Celeste Candelorio, o Leinha, disse que ainda aguarda o parecer da Procuradoria Jurídica da Câmara para se manifestar. Disse ainda “querer entender o viés da CPI” antes de assinar.

Confira a coluna CBN em Pauta na íntegra: