Na tradição cristã, a Sexta-Feira Santa é um dia de profunda contemplação e recolhimento, marcado pela lembrança da crucificação de Jesus Cristo. Desde os primeiros momentos da manhã desta sexta-feira (29), fiéis da Capital se preparam para celebrar a Paixão de Cristo. No Santuário Estadual Nossa Senhora Perpétuo Socorro, a programação começou às 5h30, com adoração ao Santíssimo Sacramento.
Segundo o Reitor do Santuário, Padre Reginaldo Padilha, este momento é de celebrar o sacramento do amor. "Estamos no ápice da Semana Santa, que é o Tríduo Pascal […] Nós temos a oportunidade de celebrar desde ontem [quinta-feira] até sábado. Hoje é um dia mais reflexivo, momento para viver de maneira simples e meditar, mas amanhã cantaremos 'Ele ressuscitou, Aleluia, Aleluia'."
Entre os fiéis que se dedicaram para viver o período da Quaresma, que antecede a Páscoa, está Edivaldo Nascimento, que se dedica ao Santuário há 16 anos. "Essa é a renovação que Jesus Cristo deu para nós, nós devemos honrar o nome de Jesus Cristo para a nossa felicidade, pela nossa saúde, pelo nosso bem-estar", ressalta o cristão.
Jerônimo Correia também frequenta o Santuário e coordenou as Vias Sacras no decorrer da Semana Santa. Para Jerônimo, o período é para avaliar as atitudes. "Essa preparação vai enaltecer o nosso coração por esse Cristo que redentor, esse Cristo que olha por você, com misericórdia, com perdão, não faz distinção de pessoas".
Serviço
29 | SEXTA-FEIRA SANTA
Adoração ao Santíssimo Sacramento: até 15h
Celebração da Paixão do Senhor: 15h
Veneração da imagem do Cristo Morto: 16h30
Via-Sacra e Canto do Perdão: 19h
30 | SÁBADO SANTO
Missa da Vigília Pascal na Noite Santa: 19h
31 | DOMINGO DA PÁSCOA
Missa: 7h, 10h, 16h, 18h e 20h |
Cantata de Páscoa: 17h