Um filhote de cascavel com cerca de 80 centímetros surpreendeu funcionários e clientes ao ser encontrado dentro de uma loja de utilidades na avenida Costa e Silva, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira (25).
O estabelecimento fica em frente ao Terminal Morenão, uma das regiões de maior movimento da capital.
A serpente foi vista próxima à entrada da loja e, por sorte, não houve acidentes. A Polícia Militar Ambiental (PMA) foi acionada e realizou a captura com segurança, encaminhando o animal ao Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), onde passou por avaliação e recebeu cuidados.
Apesar do resgate ter sido tranquilo, o risco era real. Com muitos produtos e prateleiras, o local oferece esconderijos que poderiam ter dificultado a localização da cobra. Um descuido poderia ter provocado um acidente grave, caso alguém encostasse ou pisasse na serpente sem perceber.
Imagens das câmeras de segurança mostram o momento em que um casal desce de um carro e, lodo depois, a cobra aparentemente sai debaixo do veículo estacionado em frente ao comércio, indicando que ela pode ter sido trazida involuntariamente até ali.
Nos últimos dias, a PMA tem registrado aumento no número de ocorrências envolvendo serpentes em áreas urbanas. Especialistas apontam que o período de chuvas favorece o deslocamento desses animais em busca de abrigo e alimento, especialmente durante a fase reprodutiva.
O que fazer ao encontrar uma serpente
A Polícia Militar Ambiental reforça que, ao encontrar uma cobra:
- Mantenha distância e não tente identificar ou capturar o animal;
- Afaste crianças e animais domésticos do local;
- Acione imediatamente a PMA ou o órgão ambiental responsável para realizar o resgate.
O alerta vale para qualquer ambiente urbano, especialmente nesta época do ano em que o número de ocorrências tende a aumentar.
*Com informações da PMA