Veículos de Comunicação

CIDADANIA E SUSTENTABILIDADE

Financiamento para agricultura sustentável ainda é limitado

Programa do Plano Safra 2025 apoia transição para agroflorestas, mas recebe apenas 7% dos recursos totais

Para acessar o financiamento, é necessário comprovar que até 80% da propriedade tem atividade agrícola
Para acessar o financiamento, é necessário comprovar que até 80% da propriedade tem atividade agrícola | Foto: Reprodução/ Faesp

O RenovAgro, programa do Governo Federal inserido no Plano Safra 2025, foi a assunto da coluna CBN Cidadania e Sustentabilidade desta terça-feira (4). De acordo com Matheus Barros, o programa de financiamento busca apoiar a transição de sistemas monoculturais para modelos agroflorestais e de integração lavoura-pecuária-floresta.

Para acessar o financiamento, é necessário comprovar que até 80% da propriedade tem atividade agrícola. O crédito pode ser operado por cooperativas e bancos públicos, desde que o produtor apresente um plano detalhando melhorias e investimentos, como compra de máquinas, insumos e infraestrutura.

Segundo Matheus Barros, apesar do incentivo, o RenovAgro é o menor dos programas federais de financiamento ao setor, com limite de R$ 5 milhões por beneficiário e representando apenas 7% dos recursos do Plano Safra.

Para entender melhor os impactos dessa política e os desafios da sustentabilidade no agro, acompanhe a coluna Cidadania e Sustentabilidade, desta terça-feira: