Veículos de Comunicação

EDUCAÇÃO

Foco nas matérias básicas é fundamental para um bom resultado na prova do Enem, garante professor

Teoria de Resposta ao Item é um mecanismo para evitar o chute na avaliação

Higor Tosta no estúdio da rádio CBN-CG
Higor Tosta no estúdio da rádio CBN-CG | Foto: Karina Anunciato/CBN-CG

No dia 19 de outubro, o Colégio Nota 10 oferece um aulão preparatório para o Enem 2024. As provas de ingresso ao nível superior serão realizadas em todo o Brasil, nos dias 3 e 10 de novembro. Em entrevista ao Jornal CBN Campo Grande, desta quarta-feira (09), o diretor da Unidade Garças, do Colégio Nota 10, Higor Tosta, antecipou dicas para o sucesso do aluno no exame. Entre as principais orientações, o professor de matemática destacou o foco nas matérias básicas.

“Nós dizemos que a matemática básica está muito presente na prova, isso passa da metade das questões da prova, precisando da matemática básica, aquela de frações, aquela do ensino fundamental, presente dentro dessa prova do Exame Nacional do Ensino Médio”.

Sobre a composição da nota do exame, o professor esclareceu que acertar questões consideradas fáceis e medianas são fundamentais para o bom resultado no exame.

“O exame é corrigido pelo TRI, que é a Teoria de Resposta ao Item. E esse sistema de correção atribui diferentes valores para as questões. Então na prova tem questões que valem mais, questões que valem menos. Quando você faz a prova, você precisa acertar as questões fáceis, para que quando você acertar uma difícil, você tenha a pontuação completa. Então, além das questões terem pontuações diferentes, para cada pessoa, dependendo do que ela acertou, você recebe uma outra pontuação por aquela questão, que é o anti-chute. Como que a gente tem um aluno acertando uma questão muito difícil de matemática, tendo errado uma muito fácil. Então, isso se torna uma incoerência e aí a prova penaliza. Então, acertar as fáceis faz a sua pontuação render muito”, explicou Tosta.

Um padrão comum encontrado em correções de provas muito longas é a concentração de acerto no início da prova e de erro mais para a parte final da avaliação. Segundo o professor, a explicação para isso é o cansaço mental.

“Aí entra mais uma dica dentro do aulão que a gente faz. Durante a prova o aluno deve interromper, ir ao banheiro, jogar água no rosto, tentar acordar de novo, porque aí você volta um pouquinho melhor nessa concentração. É como se você ficasse muito sonolento”.

Para participar do Aulão para o Enem 2024, o interessado pode se inscrever clicando aqui. A aula será em dois formatos on-line e presencial. Durante toda a tarde, os estudantes terão acesso a conteúdos com maior probabilidade cair nas provas e dicas para a hora do exame. O formato do evento inclui um rodízio de aulas em diversas disciplinas, com foco nas áreas comuns do Enem. Podem participar estudantes de escolas públicas e particulares. O evento é gratuito.

Acompanhe a entrevista completa: