Veículos de Comunicação

Moda

Folhas e frutos do cerrado dão cor a tecidos da coleção de estilista de MS

Nair é formada em Design de Moda, atua no mercado de moda há 13 anos

Peças refletem bioma e cores da natureza - Leiliane Assis
Peças refletem bioma e cores da natureza - Leiliane Assis

As folhas e os frutos de árvores do cerrado sul-mato-grossense foram utilizados para darem cor aos tecidos usados pela estilista Nair Gavilan em sua nova coleção de verão, intitulada Vestida de Cerrado.

Pesquisadora de moda sustentável, a estilista detalha que, em mais uma imersão na cultura local, conseguiu encontrar uma associação de mulheres em Caarapó – município que fica a 244 quilômetros de Campo Grande, que tingem tecidos usando o que normalmente seria descartado.

“O método de tingimento dos tecidos é fascinante e desenvolvido pela Associação de Arte e Artesanato Vale da Esperança de Caarapó, liderado pela artesã Josefa Marques Mazarão. É um processo de produção que resgata o modo de confeccionar dos antepassados, naquele modelo de grandes tachos de cobre e alumínio. As folhas, frutos e até cascas de árvores são fervidas junto aos fios e o resultado são colorações únicas”, destaca Nair.  

Verão 

Vestida de Cerrado, a nova coleção da estilista, é no formato slow fashion, ou seja, peças únicas, exclusivas e de poucas quantidades, como: saídas de banho, saias e vestidos que podem compor looks únicos para aproveitar o verão nos rios de MS ou mesmo nas praias Brasil à fora. 

“Para o tingimento das peças foram utilizados o cerne do tronco da árvore Moreira, folhas de crajiru e erva-mate, além de flores do Ipê-roxo e palha da cebola”, revela a estilista.

Sustentabilidade e Valorização da mulher

Conforme Nair, a coleção é sustentável da escolha dos tecidos, tingimento até a confecção. “As peças são feitas a partir de tecidos naturais como viscose, seda e linho. Além disso, a escolha da maneira do tingimento resgata a história, valoriza e empodera essas mulheres que realizam um trabalho extraordinário no Estado. Tudo isso agrega valor, pertencimento e sustentabilidade para as peças que serão usadas por nós, mulheres igualmente fortes”. 

Da Natureza para a cidade

A nova coleção foi oficialmente apresentada em um evento de moda realizado na Feira CRIA, no último sábado (18), em parceria com outras marcas, na Capital. As peças foram desfiladas pelas modelos Ilda lando, Lauana Carrelo e Rebecca Albino. 

“É um marco para mim, como estilista, realizar uma coleção em parceria com essas artesãs que fazem um trabalho incrível no interior do estado, voltado à preservação do meio ambiente, do cerrado sul-mato-grossense em especial. É importante que a cidade conheça mais sobre essa potência criativa que está há muitos anos no interior”, destaca Nair.  

Currículo

Nair é formada em Design de Moda, atua no mercado de moda há 13 anos e começou a criar e costurar suas roupas desde criança. É mãe de duas meninas, trabalha com corte e costura e faz moda feminina o ano todo.

Quem tiver interesse nas peças pode entrar em contato com Nair pelos contatos: (67) 99250 2925; Instagram: @atelienairgavilan; Facebook: Ateliê Nair Gavilan. (Com assessoria)