Hoje as formigas despertaram a curiosidade – e a coragem – dos participantes do 2º Congresso Mundial de Ciência e Cozinha em Barcelona. Após a apresentação da Chef Elisangela Valle do Restaurante Tambaqui de banda de Manaus na segunda-feira (08), o público estava ansioso para experimentar as formigas.
Como um ingrediente gastronômico, a formiga não se resume ao sabor e outras sensações que ela pode provocar, mas é uma alternativa de sustento as comunidades do município de São Gabriel da Cachoeira no Estado do Amazonas. Apesar de ser um ingrediente exótico, um copo grande cheio de formiga é vendido por menos de 50 centavos de euro (o equivalente a cerca de R$3), ou seja, a formiga tem tudo para ser mais valorizada e de fato se tornar uma alternativa de sustento para as pessoas de lá.
Outro fator importante é que os mais jovens não se interessam mais pela formiga. O reconhecimento internacional certamente contribuirá para o reconhecimento também por parte deles e o orgulho em fazer parte desta cultura.