O penúltimo final de semana do verão será de sol e variação de nebulosidade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), todos os municípios do estado seguem sob alerta de perigo potencial de chuva intensa. O acumulado de chuva varia entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, já as rajadas de ventos podem alcançar a velocidade de 40 a 60 km/h.
Ainda para este sábado (9), a previsão indica tempo instável em grande parte de Mato Grosso do Sul. Existe a possibilidade de chuvas de intensidade fraca a moderada e, localmente, podem ocorrer tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento.
Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), as instabilidades ocorrem devido a combinação de calor e umidade, aliado à aproximação e avanço de uma frente fria. “São esperados acumulados de chuvas acima de 40mm/24h, principalmente entre o sábado e domingo, com destaque nas regiões central, sul, sudeste e leste do estado”.
Em Campo Grande, os termômetros devem marcar máxima de 32°C nos horários mais quentes. Em Dourados, a máxima deve ser de 34°C. Na fronteira com o Paraguai, Ponta Porã amanheceu com 23°C e a máxima deve ser de 32°C. Nas regiões leste e cone-sul, Anaurilândia e Iguatemi têm mínimas de 24°C e máximas de 33°C e 34°C, respectivamente.
Na região do Bolsão, em Paranaíba a temperatura tem variação entre 25°C e 34°C, já Três Lagoas marca 26°C inicialmente e registra 34°C ao longo do dia. No Norte do estado, Camapuã e Coxim devem apresentar o mesmo cenário com mínimas de 24°C e máximas de 33°C.
Em Aquidauana, no Pantanal, a mínima ficou em 26°C e a máxima deve chegar a 34°C; Corumbá, na mesma região, deve ter mínima de 27°C e máxima de 34°C. Já Porto Murtinho, no sudoeste, deve registrar temperaturas que variam entre 27°C e 37°C.