Veículos de Comunicação

ESPORTE

Em busca de novos talentos esportivos, mais de 10 mil foram avaliados por programa

Sistema inédito e avanços no paradesporto reforçam inclusão e desenvolvimento esportivo em MS

Sistema inédito e avanços no paradesporto reforçam inclusão e desenvolvimento esportivo em MS
Sistema inédito e avanços no paradesporto reforçam inclusão e desenvolvimento esportivo em MS | Foto: Divulgação/Fundesporte

Em 2024, mais de 10 mil estudantes-atletas foram analisados pelo Sistema de Detecção de Talentos Esportivos (Sisdete), programa pioneiro da Fundação de Desporte e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), voltado para traçar o perfil físico de jovens promessas do estado.

O Sisdete avaliou aptidão física, saúde e desempenho de estudantes do Programa MS Desporto Escolar – Prodesc – (Programa que oferece treinamento especializado a estudantes interessados de escolas estaduais), abrangendo 5,5 mil atletas das modalidades olímpicas e 150 paratletas, com idades entre 12 e 17 anos. Além disso, o programa investiu na formação de 700 professores de Educação Física, qualificando-os para atuar de forma mais técnica e pedagógica.

Mapeamento esportivo no estado
Outro destaque foi o mapeamento da gestão esportiva realizado pela Fundesporte em todos os 79 municípios. A ação identificou estruturas esportivas existentes, apontou necessidades de infraestrutura e levantou dados sobre governança e recursos humanos na área esportiva. A iniciativa gerou uma base estratégica para orientar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte.

Avanços no paradesporto
Com apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), foram realizados dois festivais paralímpicos, que ofereceram oficinas em diversas modalidades, como atletismo, natação, voleibol sentado e esgrima em cadeira de rodas.

O Festival Surdolímpico, exclusivo de Mato Grosso do Sul, chegou à sua segunda edição em 2024, reunindo mais de 100 participantes. As atividades foram conduzidas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) por professores surdos, incentivando a prática esportiva entre pessoas com deficiência auditiva.

*Com informações da Fundesporte

CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG