Veículos de Comunicação

TECNOLOGIA NA SAÚDE

Game em realidade virtual contra Dengue une educação e tecnologia em MS

Game em RV contra dengue une educação e tecnologia em MS. Projeto do Senac inova na prevenção!

Maurício de Souza Estevam no estúdio da Massa FM falando sobre game educativo em realidade virtual
Maurício de Souza Estevam no estúdio da Massa FM falando sobre game educativo em realidade virtual
Maurício Estevam lidera projeto inovador do Senac e federação

Um jogo educativo em realidade virtual (RV) está sendo criado em Mato Grosso do Sul para conscientizar sobre a prevenção à dengue. Desenvolvido em parceria entre o Senac MS, a Federação de Esporte e Eletrônicos de Tecnologia e a Semadesc, o projeto foi apresentado no “Microfone Aberto” da Massa FM nesta terça-feira (08). Liderado por Maurício de Souza Estevam, gestor da Fábrica de Jogos do Senac, o game tem lançamento previsto para janeiro de 2026 e promete transformar o ensino sobre saúde pública.

Tecnologia a Serviço da Prevenção

Mais do que entretenimento, o jogo simula cenários práticos para adolescentes e adultos aprenderem a evitar a dengue, que registrou mais de 5 milhões de casos globais em 2023. “Não é só matar mosquitos, mas aprender com os erros”, destacou Estevam. Com óculos de RV e gamificação, o projeto premiará escolas públicas por pontuações, oferecendo uma abordagem interativa para um problema de saúde pública ainda crítico no Brasil.

Senac e Alunos no Centro do Desenvolvimento

Por meio do programa Hub Academy, o Senac MS acelera a criação do jogo com estudantes de cursos de jogos digitais e software. Sob orientação de Estevam e do professor Gabriel Medeiros, os alunos, selecionados por habilidades práticas, recebem bolsas e formação empreendedora.

“Eles saem com experiência real e visão de mercado”, afirmou o gestor. O desenvolvimento, que inclui tecnologia de ponta, está previsto para durar 10 meses.

Expansão para Comunidades do Interior

O projeto começa em Campo Grande, mas será levado ao interior, alcançando comunidades indígenas e áreas remotas. “Queremos tornar a tecnologia acessível a todos”, disse Estevam.

A federação articula parcerias com o poder público, enquanto o Senac, reconhecido por sua excelência em ensino tecnológico, amplia o impacto da inovação em Mato Grosso do Sul.

Educação Interativa para o Futuro

Diferente de métodos tradicionais como panfletos ou palestras, o game usa a interatividade para engajar jovens, que podem influenciar suas famílias na prevenção.

“A educação precisa se adaptar ao público com tecnologia”, frisou Estevam, pedagogo por formação.

A iniciativa não só combate a dengue, mas também fortalece o ecossistema de startups e games no estado.