Veículos de Comunicação

POLÍTICA

Gestores municipais eleitos se reúnem com o governador em Campo Grande

Encontro foi realizado no auditório da Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação

Participaram do encontro prefeitos eleitos, secretários de estado e parlamentares de Mato Grosso do Sul
Participaram do encontro prefeitos eleitos, secretários de estado e parlamentares de Mato Grosso do Sul | Foto: Reprodução /Governo de MS

30 prefeitos eleitos e reeleitos em Mato Grosso do Sul, no último dia 06 de outubro nas eleições 2024, se reuniram em Campo Grande com o governador Eduardo Riedel. O encontro realizado no auditório da Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (Cotin) faz parte da política estadual do programa MS Ativo Municipalismo.

Segundo Riedel, após as eleições diversos gestores municipais solicitaram encontros para entender a articulação com o estado.

“O governo decidiu fazer isso junto com toda a nossa base parlamentar estadual e federal, junto com os partidos e os 78 prefeitos e prefeitas eleitos, para que a gente pudesse passar um pouquinho das respostas dessas perguntas, que é natural. E aí ao invés da gente fazer agendas individuais agora nesse primeiro momento, estamos fazendo um grande trabalho e reuniu os 78 prefeitos eleitos e prefeitas eleitas, hoje”, explicou o governador.

Conforme Riedel, no início de novembro será realizado um seminário de três dias na sede da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomassul).

“Entre os dias 4 e 6 de novembro, nós vamos ter um grande seminário junto com a Assomasul. E aí é um seminário de trabalho, já com as áreas específicas, seja educação, saúde, segurança pública, enfim, todas as áreas para que a gente possa aprofundar nessa relação do Estado com os municípios”.

Entre os prefeitos reeleitos em 2024 estava José Natan de Aparecida do Taboado, município da região Leste do estado. Em seu segundo mandato, o prefeito contou que a cada momento tem uma necessidade, hoje o que a cidade precisa é ampliar a oferta de mão de obra.

“Tem sido a falta de mão de obra com a expansão de emprego, a mão de obra está escassa. Então a gente tem buscado ver qual é a maneira que os outros municípios têm feito, e queremos completar o restante de infraestrutura que falta na cidade, o governo do estado tem buscado 100% de pavimento e a gente quer também buscar isso”, justificou Natan

Passado o período eleitoral, agora o momento é de articulação para colocar os projetos apresentados na campanha em prática. Na região Norte do estado, a prefeita eleita Maria Clarice Ewerling destacou preocupação com duas áreas específicas.

“Principalmente habitação. A saúde está ok, na educação precisa ampliar mais creches. Mas a população pede habitação”, frisou a gestora.