Veículos de Comunicação

Educação

Governo de MS convoca mais 265 professores aprovados em concurso público

Autorização foi assinada hoje para que os profissionais iniciem os trabalhos no início do ano letivo de 2023

Autorização foi assinada hoje para que os profissionais iniciem os trabalhos no início do ano letivo de 2023 - Foto: Gerson Wassouf
Autorização foi assinada hoje para que os profissionais iniciem os trabalhos no início do ano letivo de 2023 - Foto: Gerson Wassouf

Em reunião na sede da governadoria nesta terça-feira (17), o governador do estado Eduardo Riedel se reuniu com representantes da Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul (Fetems) para discutir a chamada de 265 professores aprovados no Concurso Público de Provas e Títulos realizado no ano passado. A autorização foi assinada hoje para que os profissionais iniciem os trabalhos no início do ano letivo de 2023, que será após o carnaval em 23 fevereiro.

Realizado em abril de 2022, o concurso atraiu mais de 20 mil profissionais, sendo que 70% dos interessados foram de outros estados. O cargo também caracteriza-se pela alta remuneração, é o maior salário do Brasil para a categoria com R$ 10.300 e 40 horas semanais. Ao todo foram aprovados 1.936 profissionais, que concorreram a 722 vagas.

De acordo com o governador Eduardo Riedel, a convocação faz parte de um compromisso feito entre a gestão do estado e a população. "É uma agenda que foi tratada ao longo da campanha e a gente vem agora cumprir junto à Fetems. Tudo isso para melhorar o nosso sistema educacional, com uma educação que tenha infraestrutura adequada com a reforma das escolas compelta, uma educação que avançe nas escolas em tempo integral com o objetivo de, nesses quatro anos, universalizar o acesso dos alunos para esse modelo, e uma educação que valorize o profissional", afirma o gestor.

O presidente da Fetems, professor Jaime Teixeira também estava presente na reunião e falou que a chegada dos novos profissionais é importante para o desenvolvimento do sistema de educação. "Trazendo profissionais concursados, você está valorizando a escola pública. Não são novos cargos, eles chegam para substituírem 265 profissionais que eram temporários. Nós sabemos que o governo tem o compromisso de chamar até mil novos esducadores neste ano e a Federação vai continuar trabalhando para isso", explica o professor.

O Governador do Estado Eduardo Riedel afirmou que a nomeação dos cargos será feita na próxima semana.