O Governo de Mato Grosso do Sul reuniu secretários estaduais nesta sexta-feira (7) para a assinatura dos contratos de gestão que definirão as ações e programas a serem executados em 2025.
O encontro teve como objetivo estabelecer metas para diferentes áreas da administração pública nos 79 municípios do Estado.
O governador Eduardo Riedel (PSDB) ressaltou a importância da organização estratégica para garantir a entrega de serviços públicos de qualidade. Segundo ele, a definição antecipada das diretrizes permite um melhor planejamento e execução das políticas públicas.
“Eu fico feliz de ter feito a reunião, ouvido o que eu ouvi, ver os números e indicadores e assinar um novo compromisso em 2025, que dá sequência a uma série de ações que vão estruturando o Estado que cresce, desenvolve e gera oportunidade para os cidadãos sul-mato-grossenses”, afirmou Riedel.
A Secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov) é responsável por articular e monitorar a execução dos contratos. O titular da pasta, Rodrigo Perez, afirmou que o modelo de gestão contribui para dar transparência às ações desenvolvidas.
“É muito importante para dar credibilidade ao projeto. Então, todo mundo se envolveu, participou, e a gente conseguiu resgatar boas coisas”, disse Perez.
Os contratos de gestão estão em vigor em Mato Grosso do Sul desde 2015 e completam dez anos de funcionamento. Segundo o secretário-executivo da Secretaria de Gestão Estratégica e Municipalismo (Segem), Thaner Castro Nogueira, a metodologia possibilita um acompanhamento eficiente dos resultados.
Em 2024, 93% das metas estabelecidas foram cumpridas, e a expectativa é ampliar esse índice em 2025.
A iniciativa já recebeu reconhecimento nacional, incluindo o Prêmio de Excelência de Competitividade 2023, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP), na categoria ‘Destaque Boas Práticas’.
*Com informações do Governo de MS