Veículos de Comunicação

Infovia Digital

Governo vai conectar 79 municípios e disponibilizar wi-fi em 130 pontos, diz Verruck

Leilão foi realizado ontem e assim que contrato for assinado, conexão deve ficar pronta em 24 meses

Governo vai conectar 79 municípios e disponibilizar wi-fi em 130 pontos, diz Verruck - Foto: Isabelly Melo/CBN
Governo vai conectar 79 municípios e disponibilizar wi-fi em 130 pontos, diz Verruck - Foto: Isabelly Melo/CBN

O secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, esteve nesta sexta-feira (18) na CBN Campo Grande e falou sobre o novo projeto que deve conectar todas as cidades de Mato Grosso do Sul. A Infovia Digital vai utilizar uma rede de fibra óptica para ligar os municípios. Segundo ele, com a assinatura do contrato, projeto deve levar 24 meses para ser implantado.

O leilão foi realizado ontem (17) em São Paulo e o Consórcio Sonda, de origem chilena, ganhou. A empresa já atua em outras localidades do Brasil.

Com essa conexão entre as cidades será possível também disponibilizar internet gratuita para a população, segundo Verruck. “Vamos colocar 130 pontos de wi-fi gratuito em praças públicas dos 79 municípios do estado”.

A proposta é ainda desenvolver diversos outros projetos, como investir na educação a distância, além de atender melhor a população sul-mato-grossense.

 

Rota Bioceânica

A Rota Bioceânica deve reduzir em até 14 dias o tempo de exportação de produtos de Mato Grosso do Sul para outros países, segundo o secretário Jaime Verruck.

Atualmente, o estado envia suas mercadorias para os portos de Paranaguá e Santos e depois passa pelo Canal do Panamá e vai para a China. O novo trajeto vai escoar as mercadorias pelo norte do Paraguai e Argentina e entrar no Chile.

Mato Grosso do Sul deve assim ficar mais competitivo e também abrir portas para o mercado asiático no país, segundo o secretário. “Ao mesmo tempo que vamos ser mais competitivos, aqueles produtos que vêm do mercado asiático também serão mais competitivos no Brasil. É uma oportunidade também para Mato Grosso do Sul assumir esse posicionamento de ser um hub de importação dos produtos da China e do sudoeste asiático e distribuir para o país. Estamos falando de produtos como veículos, ou seja, com alto valor agregado.”.

Confira a entrevista com o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, que ainda falou sobre os fertilizantes, UFN3, investimento em rodovia e eleições 2022: