Veículos de Comunicação

NOVO PROTOCOLO

Governos e instituições públicas discutem mudanças no atendimento da Deam

Mobilização das autoridades ocorre após a divulgação de mensagens de áudio de Vanessa Ricarte, que buscou ajuda na Deam antes de ser assassinada

Espaço foi inaugurado em 2015, em Campo Grande, como referência nacional no atendimento
Espaço foi inaugurado em 2015, em Campo Grande, como referência nacional no atendimento

O final de semana foi marcado por reuniões entre representantes dos governos estadual e federal com a participação do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS), da Defensoria Pública e do Tribunal de Justiça (TJMS).

A mobilização das autoridades ocorre após a divulgação de mensagens de áudio enviadas pela jornalista Vanessa Ricarte, vítima de feminicídio na última quarta-feira (12), em Campo Grande, expondo falhas no atendimento recebido na Casa da Mulher Brasileira, onde buscou ajuda para se proteger do ex-companheiro.

No sábado (15), o Ministério das Mulheres enviou uma comitiva para a capital sul-mato-grossense para apurar a situação. Uma reunião emergencial foi convocada com a presença das policiais responsáveis pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), as delegadas Elaine Benicasa, titular da Deam, e Analu Ferraz, adjunta.

Reunião com representantes do Ministério das Mulheres – Foto cedida: Gabriela Couto/Campo Grande News

A reunião foi realizada nesse domingo (16) na Casa da Mulher Brasileira e durou três horas e meia. Participaram também representantes do MPMS, da Guarda Civil Metropolitana; da Defensoria Pública, da secretária-executiva da Mulher, Angélica Fontanari, e da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Iacita Azamor.

Um relatório foi enviado à Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, que também virá à Campo Grande nesta semana. Os detalhes do documento ainda não foram divulgados.

A equipe do Ministério das Mulheres, coordenada pela ouvidora Graziele Carra Dias, apura falhas no atendimento da Deam prestado à Vanessa antes de ser morta a facadas pelo ex-companheiro, dentro da própria casa. O autor do crime, Caio César Nascimento Pereira, de 35 anos, foi preso em flagrante.

Autoridades reunidas na governadoria nesse domingo (16) – foto: Bruno Rezende

Ainda no final de semana, na noite desse domingo, o governador Eduardo Riedel realizou uma reunião com a participação de vários secretários de Estado; do delegado-geral da Polícia Civil, Lupérsio Degerone; do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, desembargador Dorival Renato Pavan; da desembargadora Jaceguara Dantas Da Silva, que lidera a campanha #TodasPorElas, e do procurador-geral de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) Romão Ávilla Milhan Junior.

Importante registrar que as instituições estão mobilizadas, e esse é o primeiro passo, todos convergentes em uma mesma ação para que consigamos em um curto prazo fazer diferente. Se o modelo posto não tem gerado o resultado esperado, a gente tem que mudar o modelo“, destacou o governador Eduardo Riedel.