Veículos de Comunicação

PERFIL VIOLENTO

Homem que matou companheira em Sidrolândia era reincidente em violência doméstica

Histórico criminal de Wilton de Jesus Costa mostra reincidência em agressões e homicídio

Wilton de Jesus Costa, de 36 anos já havia sido preso três vezes por violência contra a companheira - Fotos: BPCHQ/PMMS
Wilton de Jesus Costa, de 36 anos já havia sido preso três vezes por violência contra a companheira - Fotos: BPCHQ/PMMS

O homem suspeito de matar a companheira em Sidrolândia, morto em confronto com o Batalhão de Choque na noite dessa sexta-feira (18), tinha uma longa ficha criminal, que inclui agressões anteriores à mesma vítima e até outro homicídio em São Paulo, na cidade de Indiaporã.

De acordo com o tenente-coronel Rigoberto Rocha da Silva, Wilton de Jesus Costa, de 36 anos, era considerado um criminoso de alta periculosidade e bastante conhecido pela polícia.

Nos últimos três anos, Wilton foi preso três vezes pela Polícia Militar por violência doméstica contra Ivone Barbosa da Costa Nantes, de 41 anos, a mesma mulher assassinada na semana passada. Além disso, tinha registros por injúria, furto, roubo e homicídio.

A revelação do histórico reforça o perfil violento do suspeito, que já havia demonstrado comportamento agressivo reiteradamente, ignorando medidas protetivas e reincidindo nos crimes.

Fuga e resistência à prisão

Wilton foi morto na tarde de sexta-feira (19) em uma área de mata próxima à BR-163, em Campo Grande, após tentar fugir a pé entre Sidrolândia e Anhanduí. Localizado com apoio de denúncias de moradores, ele reagiu à abordagem policial, avançando contra uma policial militar armado com uma faca.

Diante da ameaça, os agentes efetuaram um disparo. Conforme o Boletim de Ocorrência, o suspeito chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

“O autor foi desarmado e, como havia sinais vitais, foi socorrido até a USF de Anhandui. No entanto, devido ao feriado, a unidade estava fechada, e ele teve que ser levado até a cidade de Campo Grande, onde recebeu atendimento no UPA do bairro Moreninhas. Posteriormente, foi constatado o óbito pelo médico de plantão“, informou o Batalhão de Choque da PMMS.

Faca usada pelo criminoso – Foto: Divulgação/BPCHQ