De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2022 foram registrados cerca de 1.200 casos de câncer de próstata em Mato Grosso do Sul. A expectativa é que esse número aumente para 1.230 casos por ano até 2025.
Para prevenir a doença, é importante que os homens façam o exame de próstata regularmente. O exame é simples e rápido, e pode ser feito em qualquer clínica ou hospital.
Em Campo Grande, o Hospital de Câncer Alfredo Abrão está realizando exames de próstata gratuitos para homens de 45 a 75 anos. São distribuídos 100 senhas por dia de segunda a sexta-feira, a partir das 5h da manhã.
Para fazer o exame, é necessário apresentar o RG e o cartão do SUS. O paciente também deve estar em jejum de quatro horas, não ter tido relações sexuais nos três dias anteriores ao exame e não ter praticado atividades de montaria no dia. O exame realizado é o PSA, com a simples coleta de sangue.
O dentista aposentado Odair Damasceno Gomes, durante realização de exame no Hospital Alfredo Abrão no ano passado, descobriu câncer no início da doença. "Eu faço os exames todos os anos mas ano passado eu notei que tinha dificuldade para fazer xixi, foi quando eu realizei o exame e fui diagnosticado. Os cuidados da minha esposa e dos meus filhos foram imprescidíveis para a minha recuperação. Todo homem deve realizar o exame", frisou o aposentado.
O urologista Marcelo Luiz Brandão Vilela, do Hospital de Câncer Alfredo Abrão, explica que o diagnóstico precoce é a melhor forma de combater o câncer de próstata. "O câncer de próstata é uma doença que aparece com o envelhecimento do homem. Quando você faz o diagnóstico na prevenção, você evita 90% dos casos que vão a óbito", afirma o médico.
A expectativa é que cerca de 1.700 homens façam o exame de próstata no Hospital Alfredo Abrão. O presidente do hospital, Amílcar Silva Júnior, destaca a importância da parceria com a Prefeitura de Campo Grande para a realização da campanha do Novembro Azul neste ano."Você faz o exame no mesmo dia em que pegou a senha e o resultado sai em até sete dia. E com a parceria da prefeitura, os resultados vão sair nos postos de saúde mais próximo do paciente", apontou, Amílcar.