Veículos de Comunicação

economia

Índice de confiança do empresário aponta queda em março

O indicador está em 98,2 pontos. Em fevereiro ficou em 102 pontos e em março de 2024 era de 105,2

Segundo o IPF-MS, o ano de 2025 está mais desafiador para os empresários. Foto: Arquivo /RCN 67
Segundo o IPF-MS, o ano de 2025 está mais desafiador para os empresários. Foto: Arquivo /RCN 67

O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (ICEC) de Campo Grande está na zona negativa depois de cinco anos. É o que aponta a pesquisa da Confederação Nacional do Comércio (CNC). O indicador está em 98,2 pontos. Em fevereiro ficou em 102 pontos e em março de 2024 era de 105,2.

“O ano de 2025 parece estar mais desafiador para o empresário, que deverá tomar decisões mais cautelosas”, diz a economista do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS (IPF/MS), Regiane Dedé de Oliveira. O índice acompanha o cenário nacional que também foi de queda.

As condições da economia nacional são um dos indicadores que registraram retração, já que para 31,9% dos comerciantes elas pioraram pouco e para 40,4%, pioraram muito. O indicador “expectativa para a empresa” apontou que 41% dos empresários acreditam que vai “melhorar um pouco” e que “vai melhorar muito” para outros 29,3%.

“O ICEC é um indicador antecedente de vendas do comércio, a partir do ponto de vista dos próprios empresários. Por isso, essa percepção é importante. Percebemos como o cenário nacional impacta o local”, diz Regiane Dedé.

*Com informações Fecomércio-MS