A BR-163 está totalmente interditada, na altura do KM 500, entre Campo Grande e Jaraguari, nos dois sentidos devido ao rompimento da barragem de um lago que rompeu na manhã desta terça-feira (20) no condomínio de luxo Nasa Park. O local fica a cerca de 20 quilômetros de Campo Grande, na saída para Cuiabá.
Por conta da pista fechada, neste momento, há congestionamento de quatro quilômetros no sentido norte, e de três quilômetros no sentido sul da rodovia federal.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta os motoristas que utilizem os desvios nos KMs 495 e 511 da BR-163. No entanto, este caminho alternativo, passa por estradas vicinais, que possuem pontes de madeira. A preocupação é de que com o excesso de carga essas estruturas não suportem o peso, conforme relatos de moradores da região.
Segundo a empresa que administra a BR-163, CCR-MSVia, no momento, ‘o volume da água que invadiu a pista está mais baixo e as equipes de engenharia da Concessionária que administra a BR-163 avaliam a situação da pista’.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar, o condomínio não tem documento de vistoria necessário para funcionamento e que é realizado anualmente.