Foram finalizadas competições do primeiro bloco de modalidades dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul, neste domingo (5), envolvendo estudantes-atletas de 15 a 17 anos. As modalidades deste bloco incluíram atletismo, badminton, ciclismo, judô, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia e wrestling (luta olímpica).
Organizados pelo Governo de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Desporto e Lazer (Fundesporte) e da Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura (Setesc), os Jogos Escolares têm sido um palco de grande destaque para os jovens talentos do esporte.
Um dos destaques desta fase foi Vitória da Silva Barreto, de 16 anos, atleta de Três Lagoas. Ela competiu no atletismo, na prova de arremesso do peso, e garantiu vaga na etapa nacional escolar, os Jogos da Juventude, que ocorrerão em João Pessoa (PB). Vitória já conquistou várias medalhas no atletismo: em 2021, ganhou ouro no arremesso do peso e lançamento do disco no JEBs (Jogos Escolares Brasileiros) e, em 2023, foi ouro no arremesso de peso no Campeonato Brasileiro Sub-18 de Atletismo. “Os jogos são importantes porque ensinam sobre trabalho em equipe, disciplina e como lidar com vitórias e derrotas, além de incentivar o cuidado com a saúde”, enfatizou Vitória.
Rafaela Sanabria, de 15 anos, de Corumbá, destacou-se no judô, sagrando-se vice-campeã na categoria até 40 kg. Ela elogiou a recepção e o apoio recebidos durante os Jogos. “Gostei muito da minha participação nos Jogos Escolares. Conheci várias pessoas, gostei da comida e recebi muito apoio. As pessoas foram compreensivas e atenciosas”, afirmou Rafaela.
Cauã Carlos, de 15 anos, da aldeia Amambai, conquistou a medalha de ouro no lançamento do disco. “Fiquei muito feliz com o meu resultado, foi importante porque garanti a vaga para os Jogos Escolares Brasileiros, que era o meu objetivo. Na competição, não tive dificuldades, apenas precisei me concentrar”, disse Cauã.
Enquanto a Olimpíada de Paris-2024 destaca o auge do esporte mundial, o secretário da Setesc, Marcelo Miranda, fez uma conexão inspiradora com os Jogos Escolares. “O entusiasmo e a dedicação que vemos nos jovens atletas dos Jogos Escolares são um reflexo do espírito olímpico que está brilhando em Paris neste momento. Assim como os atletas olímpicos, nossos jovens mostram que com esforço, disciplina e paixão, eles também podem alcançar grandes feitos", declarou Miranda.
Paulo Ricardo Nuñez, diretor-presidente da Fundesporte, também avaliou positivamente a primeira etapa das competições. “É incrível ver como a qualidade das disputas cresce a cada ano. Essa faixa etária está muito próxima do esporte de alto rendimento. Este foi apenas o primeiro bloco, ainda temos muitas competições pela frente e estamos muito animados e orgulhosos dos nossos atletas”, destacou Nuñez.
*Com informações da Fundesporte