Veículos de Comunicação

SAÚDE

Mais de 40 mil testes rápidos de dengue são distribuídos aos 79 municípios de MS

Os testes rápidos de dengue auxiliam na triagem de casos

Ministério da Saúde enviou ao estado o total de 41.775 teste NS1 Foto: Reprodução/ Governo de MS
Ministério da Saúde enviou ao estado o total de 41.775 teste NS1 Foto: Reprodução/ Governo de MS

Mais de 40 mil testes rápidos para o diagnóstico de dengue são distribuídos aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Os testes foram encaminhados ao estado pelo Ministério da Saúde num total de 41.775 unidades de NS1.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), 36 mil unidades já foram encaminhadas aos municípios, enquanto 5.775 permanecem em estoque para emergências.

Critérios

Os testes foram distribuídos aos municípios considerando critérios epidemiológicos – incluindo a quantidade de casos notificados de dengue – o envio de amostras ao Lacen/MS (Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul), o LIRAa/LIA (Levantamento de Índices do Aedes aegypti), número de casos confirmados e tamanho da população.

Cidades com maiores receberam proporcionalmente mais testes rápidos. Os exames rápidos de dengue, auxiliam na triagem de casos, serão utilizados de forma complementar a outros exames diagnósticos, como o RT-PCR e a sorologia, principalmente em casos graves e para grupos prioritários, como gestantes, crianças, idosos e imunocomprometidos.

Boletim epidemiológico

Conforme o último boletim epidemiológico da dengue publicado pela SES (07), Mato Grosso do Sul já registrou 1.621 casos prováveis da doença, sendo 554 casos confirmados, em 2025.

Segundo o documento, há um óbito registrado por dengue e dois em investigação. Nos últimos 14 dias, Sete Quedas e Inocência registraram alta incidência de casos confirmados, já Pedro Gomes e Japorã registraram média incidência de casos confirmados para a doença.