Em Mato Grosso do Sul, 428.854 declarações de imposto de renda foram entregues até a manhã desta segunda-feira (30). A média de declarações pela manhã era de 30 por minuto.
A expectativa é que sejam enviadas 478 mil declarações esse ano. O número é 3,2% maior que o ano anterior, quando foram recebidas 463 mil.
Em coletiva realizada nessa segunda, o delegado da Receita Federal em Campo Grande, Clovis Ribeiro Cintra Neto, orientou a população a não deixar de declarar, mesmo que faltem algumas informações (depois realizar a retificação).
“Eu diria que em caso extremo, como a pessoa não ter toda a documentação, entregue mesmo assim, mas corra atrás de toda a documentação para que no momento seguinte possa fazer uma retificadora. Por que isso? Bom, digamos que a pessoa não declarou determinando investimento (porque não tinha o informe de rendimento) e no processamento dessa declaração batem os dados e veem que aquele valor não foi declarado, ou seja, verifica-se que houve uma omissão dessa informação. A pessoa pode não ser intimada a prestar os esclarecimentos e já é feita a notificação de lançamento, com isso tem a multa, além da cobrança do imposto devido”.
A declaração do imposto de renda pode ser feita até essa terça-feira (31).
Ao fazer a declaração é possível optar por doação para o Fundo da Criança e do Adolescente e Fundo do Idoso. A destinação é de até 6%, sendo 3% para cada.
O 1º lote da restituição será liberado amanhã e os outros devem ser pagos sempre no último dia útil no mês.