Veículos de Comunicação

ILEGAL

Homem é multado por cortar árvores em reserva legal

Fiscalização encontrou madeira nativa usada em curral no Assentamento Caracol, em Bela Vista

A área desmatada chega a quatro hectares - Foto: Reprodução/ PMA
A área desmatada chega a quatro hectares - Foto: Reprodução/ PMA

Um homem de 35 anos, morador de Ponta Porã, foi multado neste sábado (6) por cortar árvores nativas em uma área de preservação localizada no Assentamento Caracol, em Bela Vista. Ele utilizou a madeira para construir um curral em seu lote, segundo informações apuradas no local.

A equipe, da Polícia Militar Ambiental (PMA), responsável pela fiscalização encontrou 54 árvores derrubadas, entre elas espécies como aroeira, ipê, angico e canafístula. A área desmatada chega a quatro hectares. No local, também foram identificadas 90 estacas e 210 pranchas de madeira nativa já instaladas na construção.

O caso foi identificado durante uma fiscalização na região. A equipe percebeu marcas de trator que levavam do lote até a área preservada, o que levou à descoberta do corte das árvores.

A madeira foi apreendida, e o responsável recebeu uma multa de R$ 20 mil por desmatamento sem autorização. A documentação do caso foi encaminhada às autoridades competentes para as medidas legais.

O uso de áreas de reserva para retirada de madeira, sem autorização, é proibido pela legislação ambiental e pode resultar em sanções administrativas e judiciais.