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DIA DO CONSUMIDOR

MS registra mais de 14 mil reclamações de consumidores em 2024

O Procon MS contabilizou 10.087 queixas fundamentadas com a maioria relacionada a produtos e serviços

Atendimento realizado no Procon MS - Foto: Divulgação/ Procon MS
Atendimento realizado no Procon MS - Foto: Divulgação/ Procon MS

Em 2024, o Procon Mato Grosso do Sul registrou um total de 23.287 atendimentos, com 14.010 reclamações de consumidores. A maior parte das queixas envolveu produtos e serviços. A instituição analisou as reclamações e determinou que 10.087 foram fundamentadas, ou seja, com comprovação da relação jurídica entre as partes.

Das 10.087 reclamações fundamentadas, 4.802 foram resolvidas por meio de acordos com os fornecedores. No entanto, 5.285 não resultaram em um entendimento entre consumidor e fornecedor.

A análise das reclamações foi realizada conforme as diretrizes do Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/1990). O Procon MS seguiu as normas estabelecidas para classificar as queixas como fundamentadas ou não.

Além disso, o Procon também coleta e publica relatórios dos Procons municipais, proporcionando uma visão mais ampla das queixas no estado. Os dados estão disponíveis no site da instituição.

Dia do Consumidor

O relatório com as reclamações foi divulgado no dia do consumidor (15). Para marcar a data, o Procon-MS também realiza uma ação especial no Pátio Central Shopping.

Durante todo o dia, até às 16h, a equipe do órgão estará à disposição para atender a população, registrar reclamações e denúncias, além de orientar os consumidores sobre seus direitos.