Veículos de Comunicação

SAÚDE

Plantão tem poucos pediatras neste sábado

Unidades de urgência de Campo Grande contam com número reduzido de médicos para atendimento infantil ao longo do dia

UPA Universitário terá atendimento adulto e pediátrico em todos os períodos do dia - Foto: Arquivo/ RCN67
UPA Universitário terá atendimento adulto e pediátrico em todos os períodos do dia - Foto: Arquivo/ RCN67

A escala médica deste sábado (5) nas unidades de urgência e emergência de Campo Grande indica uma oferta limitada de profissionais para atendimento infantil. Em vários turnos, parte das unidades não contará com médicos pediatras, o que pode afetar o fluxo de atendimento para crianças.

No período noturno, seis das dez unidades não terão pediatras. Estão sem médicos infantis nesse horário a UPA Almeida, UPA Universitário, UPA Santa Mônica, CRS Aero Rancho, CRS Nova Bahia e CRS Tiradentes. As demais unidades contam com no máximo seis profissionais para o atendimento infantil.

Durante a manhã, cinco unidades funcionam sem pediatras: UPA Almeida, CRS Aero Rancho, CRS Coophavila II, CRS Nova Bahia e CRS Tiradentes. À tarde, há leve aumento, mas a maioria das unidades segue com até cinco médicos para o público infantil.

No atendimento adulto, a distribuição é mais regular entre os turnos. A UPA Leblon concentra o maior número de médicos, com nove profissionais pela manhã e à tarde, e sete no período noturno. Outras unidades como a UPA Cel. Antonino e UPA Universitário mantêm equipes adultas entre cinco e sete médicos por turno.

A recomendação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), é que a população procure as unidades com pediatras apenas em casos necessários e, se possível, evite horários de maior movimento.