Diante da situação de calamidade pública decretada no Rio Grande do Sul devido às fortes chuvas e enchentes que assolam o estado, o governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), anunciou nesta quinta-feira (02) o envio de um helicóptero para auxiliar nas ações de resgate e salvamento da população atingida.
“O secretário Videira (Sejusp), juntamente com o comandante do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, está em contato com o gabinete de crise do Governo do Rio Grande do Sul para prestar todo o apoio necessário neste momento. Desde ontem, estamos conversando com o governador gaúcho oferecendo todo o apoio necessário que o estado do Rio Grande do Sul demandar a Mato Grosso do Sul. Nós já estamos enviando hoje um helicóptero para o apoio e guarnições de salvamento e resgate. Mato Grosso do Sul está à disposição dos irmãos gaúchos e, neste momento, temos que ser solidários e apoiá-los incondicionalmente naquilo que for preciso, estender a mão. Contem com o Mato Grosso do Sul”, disse o governador Riedel.
O Governo do Rio Grande do Sul decretou situação de calamidade pública no estado na última quarta-feira (1º), em decorrência dos "eventos climáticos de chuvas intensas" que assolam a região desde o dia 24 de abril. As fortes chuvas, alagamentos, granizo, inundações, enxurradas e vendavais causaram danos humanos, materiais e ambientais, com a destruição de moradias, estradas e pontes, além do comprometimento de serviços públicos e interdição de vias.
O boletim divulgado pelo Governo do Rio Grande do Sul às 12h desta quinta-feira (2) aponta que a catástrofe climática já atingiu 147 municípios do estado, afetando mais de 67 mil pessoas e desalojando quase 10 mil. O número de desaparecidos chega a 21, enquanto 13 vidas já foram perdidas em decorrência das enchentes e chuvas intensas.
*Com informações da Sejusp