Veículos de Comunicação

OPORTUNIDADE

Mato Grosso do Sul tem recorde de presos inscritos no Encceja

Prova serve como uma alternativa para detentos que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada

Prova serve como uma alternativa para detentos que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada
Prova serve como uma alternativa para detentos que não conseguiram concluir seus estudos na idade apropriada | Foto: Divulgação/Governo de MS

Nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de outubro, mais de 3,2 mil detentos de Mato Grosso do Sul farão as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos para pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL).

O exame, que busca avaliar competências para a certificação do Ensino Fundamental e Médio, está sendo aplicado em unidades prisionais de todo o Brasil.

Em Mato Grosso do Sul, 3.255 custodiados da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) participam das provas, distribuídos entre 36 presídios e cinco patronatos penitenciários.

O número reflete um crescimento significativo: 11,8% em relação ao ano passado e 61,3% desde 2019, quando pouco mais de 2 mil internos participaram.

A aplicação ocorre em unidades de várias cidades do estado, como Campo Grande, Dourados, Três Lagoas, Corumbá, Aquidauana e Ponta Porã. Além dos detentos da Agepen, participam também internos da Penitenciária Federal e adolescentes em medidas socioeducativas, embora esses números não estejam incluídos nos dados da Agepen.

A prova, organizada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), possui o mesmo formato que o exame regular, mas com conteúdo adaptado. O Encceja PPL também oferece um incentivo extra: além da formação, os detentos podem reduzir suas penas ao completar etapas do exame.

*Com informações do Governo de MS