O mercado da soja mostra sinais importantes de recuperação após a apresentação dos últimos levantamentos de safras pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos e, nesta última terça-feira, no sexto levantamento da Conab.
No último dia 8, quando o USDA trouxe os números para safra global de grãos – com pequeno corte de um milhão de toneladas na produção brasileira – com elevação para 103 milhões de toneladas as exportações do país, somada à demanda chinesa, ampliada para 105 milhões de toneladas. Após os números a Bolsa de Chicago disparou. O mercado entendeu que os estoques globais de soja são menores do que o esperado.
A Conab reduziu para 146,95 milhões de toneladas a estimativa de produção no Brasil, os estoques de passagem estão no mesmo novel da última safra e Chicago volta a disparar, os negócios fecharam a terça-feira próximos aos US$ 12 por bushel.
Nesta quarta-feira, a CBOT vinha com ligeira correção, com realização de lucros. Contudo, a percepção do mercado é que a crise não pode ser tão profunda.
Ouça a coluna CBN Agro Mercado na íntegra: