O mercado de veículos em Mato Grosso do Sul registrou resultados expressivos em 2024, com crescimento de quase 14% no acumulado do ano. Foram 68.825 unidades comercializadas no estado, contra 60.466 em 2023.
Segundo levantamento realizado pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), só em dezembro, as vendas alcançaram mais de 6 mil veículos, alta de quase 10% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
Em Campo Grande, os números também impressionaram. A Capital teve mais de 31 mil veículos vendidos no acumulado de 2024, um aumento de quase 16% em relação ao número comercializado em 2023. A Capital também respondeu por 45% das vendas em MS, sendo o principal mercado estadual do setor.
Para o gerente de novos de uma das concessionárias da Capital, Rhude Hermes, o perfil do consumidor tem mudado. De acordo com o gerente, o veículo mais vendido no Brasil foi a Fiat Strada, que sozinha teve mais de 56 mil unidades comercializadas. Ele ainda afirma que pode sentir um aumento de 14% nas vendas de 2024, em relação com o ano anterior.
Em Mato Grosso do Sul, o segmento de automóveis registrou 20.759 unidades vendidas no ano, alta de 7,46%. Em Campo Grande, o crescimento foi ainda maior, com 11 mil veículos comercializados. O servidor público Matheus Carneiro optou por trocar a moto por um carro devido as dificuldades com o clima da Capital.
“O que me motivou a comprar um carro foi a necessidade, porque tá tudo ficando muito quente, não da para ficar de moto andando no sol e pegando chuva, pra mim foi melhor um carro”, relata o servidor público. Matheus pesquisou preços e optou por um veículo seminovo.
Matheus comprou seu carro através de parcelamento. Concessionárias como a que Rhude trabalha buscam ajudar com condições que facilitam o financiamento para o cliente. O gerente prevê que o mercado continuará aquecido em 2025, mesmo com a taxação elevada.
“As pessoas estão buscando formas de parcelamento […] aqui usamos estratégias como taxas especiais. Nas negociações, 58% dos clientes buscam comprar financiado. O mercado está projetando um crescimento de 5% para 2025, mas a minha intuição é de que será superior, mesmo com a alta na Taxa Selic”, afirma Rhude.