Veículos de Comunicação

Saúde

Ministério da Saúde anuncia testes rápidos de hanseníase

Diagnóstico deve estar disponível unidades de saúde até 2023

Ministério da Saúde anuncia testes rápidos de hanseníase - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde
Ministério da Saúde anuncia testes rápidos de hanseníase - Foto: Divulgação/Ministério da Saúde

O Governo Federal anunciou nesta semana que as unidades de saúde do Brasil vão oferecer testes rápidos de diagnóstico de hanseníase e mais dois tipos de testagens. A inciativa torna o Brasil o primeiro país no mundo a ofertar esse tipo de diagnóstico em nível assistencial, de forma universal e no sistema público de saúde, segundo o Governo.

Atualmente em Campo Grande, o diagnóstico da doença é clínico e essa mudança deve trazer mais facilidade para saber se o paciente tem hanseníase ou não, segundo a responsável técnica do Serviço de Tuberculose e Hanseníase da Sesau, Simone Fonseca. “O diagnóstico hoje é essencialmente clínico. Juntando a queixa do paciente com o exame físico. Essa oferta do Ministério da Saúde de novas tecnologias vai ampliar, facilitar e esclarecer o diagnóstico, pois existem algumas dúvidas em identificar a lesão e prontamente afirmar que é hanseníase”.

Nos anos de 2020 e 2021, as notificações de casos de hanseníase se mantiveram estáveis na capital sul-mato-grossense, 108 e 109, respectivamente. Em relação a novos casos, em 2020 foram 72 e em 2021, 53, o restante eram pacientes que já tinham diagnóstico ou retornaram para tratamento.

A inclusão dos novos testes no Sistema Único de Saúde de todo o Brasil deve ocorrer até 2023 e o Ministério estima um investimento de R$ 3,7 milhões.

Ouça a matéria: