A greve dos motoristas do transporte público de Campo Grande, que aconteceria nesta semana, foi cancelada. A decisão se deu após o Consórcio Guaicurus se comprometer novamente a pagar o reajuste salarial de 11,08% dos funcionários.
Segundo o presidente da empresa responsável pelo serviço, João Resende, o aumento será concedido porque foi negociado o aumento no valor do passe de ônibus com a prefeitura.
“Nós acabamos cedendo à pressão, mediante o compromisso da prefeitura de pagar a tarifa técnica de R$ 5,15, assim como os órgãos públicos. No entanto, para pessoas físicas e jurídicas de direito privado, o valor vai para R$ 4,40. Além disso, a prefeitura deve pagar a gratuidade dos estudantes da rede municipal”, explica.
No entanto, no decreto publicado nesta quarta-feira (12), não consta esse valor da tarifa técnica. Fica homologado apenas o percentual de 4,76% para o Reajuste Tarifário do Sistema Municipal de Transporte Coletivo a partir de 17 de janeiro.
Agora, o Consórcio Guaicurus negocia com os motoristas um acordo para parcelamento da diferença de salário de novembro e dezembro, já que o aumento deveria ter começado no décimo primeiro mês de 2021. Mas os motoristas não estão dispostos a aceitar esse fracionamento.