Veículos de Comunicação

Negociação

Motoristas do transporte público cancelam greve na Capital

Decisão se deu após Consórcio Guaicurus informar que vai reajuste salário dos funcionários

Decisão se deu após Consórcio Guaicurus informar que vai reajuste salário dos funcionários. - Foto: Isabelly Melo
Decisão se deu após Consórcio Guaicurus informar que vai reajuste salário dos funcionários. - Foto: Isabelly Melo

A greve dos motoristas do transporte público de Campo Grande, que aconteceria nesta semana, foi cancelada. A decisão se deu após o Consórcio Guaicurus se comprometer novamente a pagar o reajuste salarial de 11,08% dos funcionários.

Segundo o presidente da empresa responsável pelo serviço, João Resende, o aumento será concedido porque foi negociado o aumento no valor do passe de ônibus com a prefeitura.

“Nós acabamos cedendo à pressão, mediante o compromisso da prefeitura de pagar a tarifa técnica de R$ 5,15, assim como os órgãos públicos. No entanto, para pessoas físicas e jurídicas de direito privado, o valor vai para R$ 4,40. Além disso, a prefeitura deve pagar a gratuidade dos estudantes da rede municipal”, explica.

No entanto, no decreto publicado nesta quarta-feira (12), não consta esse valor da tarifa técnica. Fica homologado apenas o percentual de 4,76% para o Reajuste Tarifário do Sistema Municipal de Transporte Coletivo a partir de 17 de janeiro.

Agora, o Consórcio Guaicurus negocia com os motoristas um acordo para parcelamento da diferença de salário de novembro e dezembro, já que o aumento deveria ter começado no décimo primeiro mês de 2021. Mas os motoristas não estão dispostos a aceitar esse fracionamento.