Após uma semana de funcionamento oficial do drone na fiscalização do trânsito em Campo Grande, os motoristas alegam estar mais receosos na direção, desde o anúncio do uso do aparelho na fiscalização das principais avenidas da Capital. Apenas no primeiro dia, a nova ferramenta identificou 187 infrações.
O motociclista Aparecido de Souza relata a mudança de comportamento. “Antigamente a gente passava bastante no corredor. Hoje em dia eu tento andar só na linha dos carros”. O motorista de aplicativo Juan Lucca segue a mesma linha. “Tem que tomar cuidado, né? Paro o carro para escolher corrida, não dá mais para pegar [corrida] andando. É complicado”.
Tem gente inclusive dando um jeitinho, para escapar do temido drone. “Nos grupos de trânsito tem uma lista, bem por cima, de onde tem os drones. E nessas principais avenidas, tipo a Afonso Pena, a gente dá uma brecadinha”, revela um motorista que preferiu não se identificar.
Os relatos vão de encontro com o que diz a soldado Débora Cardoso, do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPMTran). “Nós, os agentes de trânsito, já observamos sim mudanças de comportamento nos motoristas. E a própria população tem nos informado que após a divulgação do uso dos drones, as pessoas têm se policiado mais para respeitar a sinalização e as regras de trânsito”.
Atualmente, apenas um drone está em operação para fiscalizar as principais avenidas, como a Afonso Pena, mas segundo a Soldado Débora, o BPMTran já está em processo de licitação para adquirir mais equipamentos. Também estão sendo providenciadas novas placas de trânsito para sinalizar o uso do aparelho nas ruas da cidade.
Enquanto isso, os motoristas reclamam da falta da sinalização adequada. Segundo a Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran), as placas de videomonitoramento foram instaladas há cerca de 6 anos, e também servem para indicar a presença de drones. Este ano, conforme a Agentraan, ainda não foram instaladas as novas placas, que devem ficar prontas em breve.
e siga nosso canal de notícias no Whatssap.
Para sugerir pautas ou enviar vídeos e imagens,
salve nosso número 67 9932 3500