Veículos de Comunicação

agro

MS deve colher 10,2 milhões de toneladas de milho na 2ª safra

Estimativa aponta crescimento de 20,6% na produção, impulsionado por alta na produtividade

Apesar do aumento na produtividade, crescimento da área plantada não deve seguir o mesmo ritmo
Apesar do aumento na produtividade, crescimento da área plantada não deve seguir o mesmo ritmo | Foto: Ilustração

Mato Grosso do Sul deve colher mais de 10,2 milhões de toneladas de milho na segunda safra 2024/2025, segundo estimativas do Projeto SIGA-MS, da Aprosoja/MS. O volume representa um crescimento de 20,6% em relação ao ciclo anterior, impulsionado pelo aumento da produtividade média, que deve alcançar 80,8 sacas por hectare — 20,5% a mais que na safra 2023/2024.

A área destinada ao cultivo do cereal foi estimada em 2,2 milhões de hectares, um leve aumento de 0,1% na comparação anual. Os dados acompanham o potencial produtivo das últimas cinco safras no estado.

O plantio já começou, com avanço mais significativo na região sul, onde 6% da área prevista já foi semeada. Na região centro, o índice chega a 3,5%, enquanto a região norte registra 0,3% de área plantada. No total, o ritmo de plantio supera em 0,7 ponto percentual o registrado no mesmo período da segunda safra de 2023/2024.

O coordenador técnico da Aprosoja/MS, Gabriel Balta, explica que o período ideal para o plantio do milho safrinha no estado ocorre entre meados de janeiro e meados de março. “Esse intervalo é crucial para garantir que a cultura tenha condições climáticas adequadas para o desenvolvimento, especialmente em relação à disponibilidade de chuva e à temperatura”, afirma.

*Com informações da Aprosoja/MS