Veículos de Comunicação

AGRO

MS se consolida como segundo maior produtor de amendoim do Brasil

Estado projeta aumento expressivo no cultivo e mira em oportunidades para intensificar a produção local

Amendoim é viável para áreas arenosas
Amendoim é viável para áreas arenosas | Foto: Reprodução/ Semadesc-MS

Mato Grosso do Sul, conhecido pela produção de soja, pecuária e celulose, desponta como o segundo maior produtor de amendoim em casca do Brasil, atrás apenas de São Paulo. O cultivo, antes concentrado em pequenas áreas de agricultura familiar, alcançou 21 mil hectares na última safra.

Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) projetam que, na safra 2024/2025, a área colhida atingirá 42,3 mil hectares, um aumento de 99,5% em relação à safra anterior. A produção estimada é de 95,7 mil toneladas, representando um crescimento de 126,5% em comparação às 42,5 mil toneladas da safra 2023/2024.

O amendoim é uma alternativa viável para solos arenosos, que apresentam maior risco para o cultivo de soja, além de contribuir para a intensificação de áreas de pastagem. A produção se beneficia de tecnologia e assistência técnica, possibilitando expansão sustentável e mitigação de riscos.

A estratégia para ampliar a produção inclui a integração da cultura do amendoim com áreas de reforma de canaviais, como ocorre em São Paulo. A prática permite diversificar as possibilidades para os produtores, tornando o amendoim uma alternativa viável para a safra de verão.