No Jornal CBN Campo Grande desta quinta-feira (10), o oncologista Moacyr Basso Junior falou sobre a Campanha Outubro Rosa e a importância de acompanhar periodicamente a saúde das mamas. Segundo ele, um dos principais erros das pacientes é procurar apenas o atendimento médico quando aparecem os sintomas.
“O grande problema é a mulher esperar por sinal. Essa é a grande situação, porque geralmente o sinal significa nódulo, e o nódulo significa doença, muitas vezes, avançada. Ferida significa infiltração da pele, doença avançada. Então, na realidade, a mulher não deve esperar por sinais. Ela deve fazer os exames uma vez ao ano pelo menos, para que se tenha condições de fazer o diagnóstico mais cedo. Não espere sinais”.
Apesar de o câncer de mama ser mais incidente em mulheres, o médico lembrou que os homens também podem ser acometidos pela doença.
“A mulher não tem câncer de próstata, mas o homem pode ter câncer de mama. Esse é o grande problema. O homem tem uma mama pequena, então pequenos nódulos são vistos, são sentidos, mais rapidamente. A mulher não. A mulher tem uma mama grande e fica dependente do ultrassom, da mamografia e da ressonância”.
Ainda durante a conversa, o oncologista orientou como realizar o autoexame das mamas, falou sobre as causas da doença, tratamento e prevenção. Acompanhe:
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG