O acordo assinado entre o Governo do Paraná e de Mato Grosso do Sul, que viabiliza a interligação do trecho da Ferroeste, deve escoar 40% da exportação de grãos do estado, segundo o economista, Hudson Garcia. Pela análise do colunista, além da projeção positiva sobre o mercado de importação e exportação, mais de 18 mil empregos diretos serão gerados com o empreendimento.
“Outros trechos estão na lista para receber investimentos na construção de terminais privados, com investimento de R$ 50 milhões na logística. Isso tende a ocorrer, já que a maioria das cooperativas de grãos de transformações de produtos estão instalados em Santa Catarina, que também possui produtores aqui no estado”, reforçou.
Na segunda-feira (13), haverá o lançamento da fundamental da Rota Bioceânica, com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Estima-se que o empreendimento gere retorno de $ 77 milhões para a economia.
“Temos um grande hub logístico de distribuição para o resto do mundo, não só capacidade de exportar grãos como a possibilidade de importar fertilizantes e produtos manufaturados do continente asiático. Essa logística deve movimentar a economia em $ 77 milhões ao estado”, finalizou.