Nesta segunda-feira (20) foram entregues novos maquinários que vão contribuir com a agricultura sustentável em Mato Grosso do Sul. Ao todo, foram 26 caminhões do tipo caçamba e 19 motoniveladoras entregues, destinados a 40 municípios do Estado. Os equipamentos serão usados para manutenção e adequação de estradas vicinais e na conservação do solo.
Adquiridos com o investimento de R$ 25,2 milhões do governo do estado, a divisão dos equipamentos será da seguinte forma: 9 motoniveladoras repassadas para 19 cidades do estado, entre elas, Costa rica, Três Lagoas e Paranaíba. Já os 40 caminhões serão distribuídos para 26 municípios de Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, Dourados e Três Lagoas.
Os novos aparelhos agrícolas fazem parte do Prosolo (Plano Estadual de Manejo e Conservação de Solo e Água), da Semagro (Secretaria de Estado da Produção, Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Agricultura familiar). De acordo com o secretário de estado, Jaime Verruck, os equipamentos também são necessários para melhorar a qualidade de vida de quem vive nas áreas rurais.
"Com o Prosolo, nós identificamos que boa parte do carreamento de resíduos para os rios do estado decorre da má conservação das estradas, principalmente de estradas vicinais. Então nós definimos, dentro do plano, a aquisição de equipamentos para que as secretarias e prefeituras possa ter a estrutura necessária para melhorar as estradas vicinais", afirma o secretário.
Conforme Verruck, a aquisição dos equipamentos garante melhoria no acesso aos acentamentos, a passagem de ônibus escolar, fortalecimento da agricultura familiar do Estado, dando suporte aos pequenos produtoresentre, entre outros setores, melhorando assim as condições de infraestrutura dos municípios atendidos.
Prosolo
O Prosolo é uma das ações apresentadas pelo governo do estado na COP 26, dentro do Plano Estadual MS Carbono Neutro, meta que, de acordo com o projeto, será alcançada em 2030. O programa busca o desenvolvimento sustentável no estado, por meio da aquisição e adaptação de tecnologias para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa em vários setores da economia, contribuindo para atingir os objetivos do Proclima (Programa Estadual de Mudanças Climáticas).
O plano compreende o desenvolvimento de atividades de contenção de processos erosivos, terraceamento, adequação de estradas vicinais e restauração da vegetação nativa.