Veículos de Comunicação

EM BREVE NO CRAS

Onça-pintada suspeita de ataque a caseiro é capturada e será avaliada em Campo Grande

Pesquisadores alertam que animal estava magro e será analisado para entender comportamento

Pesquisadores alertam que animal estava magro e será analisado para entender comportamento - Foto: Divulgação/PMA
Pesquisadores alertam que animal estava magro e será analisado para entender comportamento - Foto: Divulgação/PMA

Foi capturado na madrugada desta quinta-feira (24), no Pantanal sul-mato-grossense, um exemplar macho de onça-pintada que pode estar envolvido no ataque que resultou na morte do caseiro Jorge Ávalo.

O animal pesa 94 quilos e já está sendo transportado para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS), em Campo Grande, onde passará por exames detalhados.

A captura foi feita em ação conjunta entre pesquisadores e a Polícia Militar Ambiental (PMA), que monitoravam a área após o ataque ocorrido no início da semana. Segundo o pesquisador Gediendson Araújo, que acompanhou a operação, o felino estava magro e circulava pela região há alguns dias. “Agora é levar para o CRAS, avaliar esse animal e tentar entender o que aconteceu”, afirmou.

De acordo com a equipe do CRAS, a estrutura será isolada para garantir segurança e o manejo adequado do animal. A entrada de pessoas não autorizadas está temporariamente proibida.

O caso está sendo acompanhado por pesquisadores e autoridades ambientais. Ainda não é possível confirmar com precisão se o animal capturado foi, de fato, o responsável pelo ataque, mas análises comportamentais e genéticas devem ajudar na conclusão da investigação.

*Com informações da PMA