A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quinta-feira (12), a Operação Carbón Blanco que visa combater o tráfico internacional de drogas e de armas de fogo, praticados por organização criminosa. Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão temporária, além da suspensão de atividades de pessoa jurídica em Ponta Porã, Campo Grande, Camapuã, São Paulo e Birigui (SP).
As investigações tiveram início em janeiro de 2024, em apuração dos responsáveis por encaminhar carga de cocaína de aproximadamente uma tonelada e meia, que estava sendo transportada no interior de uma carga de carvão, aprendida em Araçatuba (SP).
A partir desta ocorrência, foi identificada a atuação de organização criminosa especializada neste tipo de delito, que, supostamente, já internalizou extensa quantidade de cocaína, bem com diversas armas de fogo ilegais em território nacional.
Durante as diligências, três empresas foram interditadas, incluindo um estabelecimento de fachada localizado na área central de Ponta Porã. No local, foram apreendidos veículos de luxo, celulares e aproximadamente R$ 24 mil em espécie, totalizando mais de R$ 1,5 milhão em bens. Os celulares apreendidos irão colaborar para o prosseguimento das investigações.
*com informações da PF