Veículos de Comunicação

CONTRABANDO

Operação Fronteira apreende drogas e cabelo humano em Corumbá

As apreensões foram realizadas em ação conjunta entre Receita Federal, Polícia Militar e Ministério da Agricultura

Ao todo foram encontrados 20 quilos de cabelo humano
Ao todo foram encontrados 20 quilos de cabelo humano | Foto: Reprodução/ Receita Federal


Em uma ação conjunta denominada Operação Fronteira, desenvolvida por diversas instituições de fiscalização e segurança, foram apreendidos na quarta-feira (16), 20 quilos de cabelo humano em Corumbá. O material, identificado como contrabando, tem sido encontrado com frequência pelos agentes da Receita Federal nesta região de fronteira com a Bolívia.

A Operação realizada ao longo da semana, tem como objetivo intensificar o combate ao contrabando, descaminho e outros crimes. Nos últimos dias, foram realizadas vistorias em veículos de transporte de passageiros e ações de fiscalização nos Correios, com a finalidade de verificar a ocorrência de irregularidades.

Cão farejador foi utilizado para encontrar droga escondida em sacola de viagem

Na quarta-feira (16), um boliviano foi preso transportando aproximadamente 88 cápsulas de cloridrato de cocaína, totalizando 1,1 kg. O homem foi identificado quando um cão farejador detectou droga em sua mochila, onde estava escondida uma cápsula. Ao observarem que o infrator tinha dificuldade para caminhar, os servidores realizaram uma inspeção mais detalhada e encontraram outras 27 cápsulas escondidas em seus sapatos. Posteriormente, foi descoberto que o boliviano havia ingerido 60 cápsulas. Ele revelou que receberia US$ 250 pelo transporte. Segundo os agentes, o produto recolhido é estimado em R$ 140 mil.

Em outra ação, realizada em ônibus clandestinos, foram apreendidos aproximadamente 500 kg de mercadorias sem certificação fitossanitária. Os materiais foram encaminhados ao Ministério da Agricultura e Pecuária.

A operação também incluiu apreensões nos Correios, onde foram recolhidos vestuários falsificados e óculos. As operações foram realizadas em conjunto entre a Receita Federal, Polícia Militar de Mato Grosso do Sul (PMMS) e o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).