Para atrair os não vacinados e chegar ao índice máximo de vacinação no estado, a Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) em parceria com o Ministério Público Estadual e da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) lançaram nesta quinta-feira (16) a campanha “Não vacile, vacine”.
O objetivo é estimular o maior número de pessoas a se vacinarem através do sorteio de prêmios. Serão 40 vales-compra no valor de R$ 1 mil e quatro motos sorteadas para os campo-grandenses que tomarem a 1ª ou 2ª dose da vacina contra a covid-19. Os sorteios acontecerão em quatro datas: 21 e 28 de dezembro e, por fim, 04 e 11 de janeiro de 2022.
A campanha foi lançada oficialmente nesta manhã, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, com a presença do presidente da Fiems Sérgio Longen, do prefeito da capital Marquinhos Trad, do secretário municipal de saúde, José Mauro Filho e do procurador de justiça Paulo Roberto Ishikawa.
Marquinhos Trad justificou a ação como única forma de atrair os não vacinados. “É a última tentativa, não há outra maneira de conscientiza-los. É algo que preocupa a nossa casa e o bem estar da retomada da economia de Campo Grande”, afirmou. Os prêmios são de responsabilidade da Fiems e não saem dos cofres públicos.
Conforme o secretário municipal de saúde, em Mato Grosso do Sul são quase 33 mil pessoas não vacinadas com a 1ª dose e cerca de 77 mil não tomaram a 2ª. “Então a população precisa assumir sua cidadania e se vacinar com a 1ª e 2ª dose independente de premiação, porque serão focos de surtos dessa doença na cidade e consequentemente ocupação de leitos e até mortes”, destacou.
José Mauro Filho aproveitou para enfatizar a eficácia dos imunizantes contra as novas variantes da covid-19. “É importante ressaltar que recentemente as vacinas foram analisadas diante das novas variantes, e se demonstrou eficaz diante dessa nova variante”, destacou.
Segundo Sérgio Longen, esse tipo de ação tem dado resultado em outros lugares e essa é a expectativa para a capital, podendo expandir a campanha para outros municípios. “É um teste, caso dê certo aqui a nossa intenção é avaliarmos os resultados e buscarmos os municípios com menor índice de vacinação e ampliarmos essas ações”, revelou Sérgio Longen.
A participação no sorteio é automática, a partir do cadastro da Sesau no ato da vacinação. Os premiados serão informados via e-mail, telefone e demais contatos disponíveis no cadastro, além da lista que será divulgada em edital a cada sorteio. (Clique aqui para conferir o regulamento completo).