A Polícia Federal (PF) cumpriu, na manhã desta quarta-feira (17), na Capital, mandado de busca e apreensão, com a finalidade de combater crimes de abuso sexual infantojuvenil na internet. O material eletrônico apreendido vai passar por análise pericial, para identificar envolvidos na rede de crimes.
Esta é a 11ª fase da Operação Rede Limpa, que faz parte de um esforço contínuo para reprimir a produção, posse e divulgação de imagens e vídeos de abuso sexual de crianças e adolescentes.
As investigações prosseguem e novas operações podem ser deflagradas a qualquer momento para assegurar a punição dos responsáveis e a proteção das vítimas.
Segundo o boletim informativo da Secretaria de Estado de Saúde, entre 2019 e 2023, foram registrados 2.516 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes em Mato Grosso do Sul. As maiores vítimas são meninas de 10 à 14 anos. 74,7% dos abusos acontecem dentro da casa onde a criança mora.
A família deve ficar atenta ao comportamento da criança, para identificar possíveis abusos. Entre os sinais, estão o silêncio predominante, mudanças súbitas de hábitos, proximidades excessivas e problemas de saúde sem aparente causa clínica, como dor de cabeça, erupções na pele, vômitos e dificuldades digestivas – que na realidade têm fundo psicológico e emocional -, além de marcas pelo corpo.
O canal de denúncias para abuso sexual de crianças e adolescentes é o Disque 100.
*Com informações da PF
CLIQUE AQUI e entre no canal de notícias da CBN CG