A Polícia Federal deflagou na manhã dessa sexta-feira (20), no Ceará, a “Operação Skiagraphia” para desmantelar esquema de corrupção com indícios de participação de juízes federais, advogados, empresários e servidores públicos. Cera de 90 policiais estão cumprindo 19 mandados de busca e apreensão em Fortaleza (CE), Dourados (MS), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Recife (PE).
As buscas têm como objetivo apreender documentos e mídias que vão ajudar na instrução do inquérito policial.
Em 2019, a Procuradoria da Fazenda Nacional começou as investigações após recebeu informações sobre a participação de magistrados, advogados e empresários do Fisco Federal em ações em curso na Justiça Federal, entre os anos de 2012 e 2016, e que resultaram em prejuízo bilionário aos cofres da União.
Foram investigas suspeitas de condução ilegal de processos de execuções fiscais dos grandes devedores da União; vínculos suspeitos entre magistrados e advogados; fluxo financeiro suspeito; falsificação documental com simulação de intimações da União, com prejuízo à Fazenda Nacional em benefício de empresários.
Os investigados podem responder por crimes de corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
Agora pela manhã está sendo realizada uma coletiva de imprensa na Superintendência Regional da Polícia Federal. em Fortaleza.