A coluna Por Trás do Rótulo nesta sexta-feira (14), traz vinhos elegantes da cultura italiana na região Piemonte, no norte do país. O especialista na bebida, Diogo Wendling, fez uma viagem ao local, que oferece o espumante de Asti bastante famoso no Brasil.
“Ele é levemente gaseificado com teor de açúcar mais elevado e que combina muito com sobremesas. A cidade é muito próxima de Alba, de onde vem as trufas famosas como o ‘Bianco e Nero’. O vinho é da Tenuta La Meridiana. O Rótulo Le Gat é envelhecido em barril de carvalho durante 12 meses, o que traz bastante elegância à bebida”, resenhou.
Curiosidade
Para você que imaginou as “trufas” citadas pelo colunista como especiarias a base chocolate, se enganou. As trufas o qual ele se refere são as (tartufo em italiano), corpos frutíferos de um tipo de cogumelo que se formam no subsolo.
Eles pertencem à família de fungos, cujo nome científico é Tuberaceae. O ciclo de vida das trufas ocorre inteiramente embaixo da terra, e por isso, é chamado de ipogeo. E uma das condições vitais para as trufas surgirem e crescerem é a simbiose com plantas arbóreas. Ouça a coluna completa: