A Prefeitura de Campo Grande voltou atrás na decisão de liberar o uso obrigatório de máscaras em ambientes ao livre e agora o uso do equipamento de proteção individual volta a ser exigido. O prefeito Marquinhos Trad (PSD) havia anunciado a flexibilização, mas os dados referentes a vacinação no município preocupam. Em fala à imprensa, Trad comentou os números do vacinômetro.
“São quase 70 mil pessoas que ainda não foram tomar a segunda dose e como há o risco de contágio com apenas uma dose refletimos e decidimos ir com mais cautela”, disse. O decreto estadual permite a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos. Entretanto, conforme norma do Programa Prosseguir, em caso de regras sobre o mesmo tema, a decisão municipal é superior à estadual.
Com isso, fica mantido o Decreto Municipal 14.893, publicado em setembro que diz: “é obrigatória a utilização de máscaras faciais de proteção em todos os locais, não se aplicando esta obrigatoriedade durante a prática de atividades físicas e esportivas em geral, durante o consumo de bebidas e alimentos, para crianças menores de 4 anos de idade e para pessoas com deficiência intelectual ou transtornos psicossociais”.